Serviços

Como solicitar o teste genético?

1. Solicitação do teste genético

– O teste genético deve ser solicitado por médico com registro ativo no conselho de medicina, mediante contato prévio com a equipe da pesquisa através de um dos contatos abaixo e o encaminhamento da ficha de identificação com a descrição da suspeição da causa genética da doença do paciente e de outros casos na família.

– A instituição solicitante deve ser cadastrada no projeto de pesquisa e na Plataforma Brasil. A Plataforma Brasil é um órgão nacional que avalia e autoriza os projetos de pesquisas nas unidades de saúde.

Documentação necessária para Cadastro de Instituições Colaboradoras:

  • Formulário com informações básicas sobre a instituição e a equipe de pesquisa
  • Anuência da equipe e dos setores onde a pesquisa será realizada
  • Termo de compromisso e confidencialidade
  • Termo de compromisso e uso de dados
  • Termo de constituição de biorrepositório
  • Termo de guarda de material biológico

Documentação necessária para o paciente

  • TCLE/TALE
  • Questionário detalhado da doença
  • Questionário Epidemiológico

2. Após a autorização e início do processo

– Após a liberação do cadastro, o médico terá acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLEs) e ao Termo Assentimento Livre e Esclarecido (TALE), ao formulário epidemiológico e ao formulário clínico.

– Com os documentos em mãos, o médico solicitante deverá encaminhar para a Rede Genoma Nordeste formulários da pesquisa preenchidos com dados de identificação de cada membro da família que será submetido ao exame, considerar a realização dos exames na criança afetada, genitor e genitora, irmãos não afetados também são elegíveis.

– Após o envio dos documentos preenchidos na sua plenitude, o médico solicitante receberá instruções sobre a coleta e transporte da amostra.

3. Realização do teste genético

– A amostra será processada na Fiocruz de Pernambuco e submetida ao sequenciamento de painel de genes relacionados às neuromiopatias, cardiomiopatias primárias ou secundárias a outras desordens e síndromes atribuídas a causas genéticas.

– Quando o estudo com o painel de genes não identificou variantes genéticas associadas as características da doença, a amostra do paciente armazenada no Biobanco da instituição será elegível ao sequenciamento do genoma completo.

4. Resultado do teste genético

– O resultado do estudo será encaminhado ao médico do paciente, solicitante do estudo genético do paciente para esclarecimento sobre o resultado do exame e possível aconselhamento genético.

– O resultado do teste genético durante a execução do projeto poderá demorar muito tempo, acreditamos de 12 meses. Um dos motivos é o alto custo do exame, que é reduzido quando um número grande de amostras é processado em bloco, blocos de 400 amostras seria ideal. Ainda, temos de considerar que o projeto envolve todas as unidades do nordeste, sendo necessário trabalhar na divulgação da proposta e trabalhar junto com as instituições para superar as dificuldades inerentes à distância e ao transporte de amostras. Outro motivo é a insuficiência de profissionais treinados na interpretação dos dados de sequenciamento genômico, mas estamos trabalhando na formação desses profissionais. Devemos também destacar a necessidade de profissionais de apoio ao aconselhamento genético dentro da ReGeNE.

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Preencha os dados para iniciar o processo:

O que é o Câncer?

Câncer é um tumor com crescimento descontrolado e invasivo. Ou seja, todo câncer é um tumor, mas nem todo tumor é um câncer.

O que é o Tumor?

Tumor se refere a uma “massa” de crescimento anormal em parte do corpo. Compreende-se isso como algo maligno ou benigno.

Por que eu deveria considerar o teste genético para meu filho(a) ou para mim?

As doenças raras genéticas são herdadas dos pais para os filhos. Algumas alterações são herdadas apenas de um dos pais (doenças dominantes) e outras precisam ser herdadas de ambos pais (doenças recessivas). Assim, é importantíssimo saber como a hereditariedade contribui para a ocorrência das doenças em investigação e o risco de recorrência destas doenças em outros filhos.

Como acontece o diagnóstico de doenças genéticas?

O exame genético é solicitado por algum médico ou aconselhador genético. Os testes são feitos a partir do sangue (igual os de exames de rotina) e a amostra é enviada para o laboratório qualificado.

O teste genético tem sido solicitado para confirmar erros genéticos para doenças raras que já tem tratamento medicamentoso ou de cuidado com foco na qualidade de vida. Mas, a solicitação do teste tem crescido para doenças recorrentes em famílias ou sob investigação científicas.

O exame é realizado através do sequenciamento do DNA, com a técnica de sequenciamento de nova geração (NGS), que é capaz de analisar com precisão e exatidão as sequências e identificar alterações (mutações), se houver.

A interpretação das variantes geneticas (alteracões DNA) leva em consideração os sintomas (fenotipos) que os pacientes apresentam e o conhecimento já estabelecido, pois nem toda variante encontrada está associada a doenças (patogênica). Algumas variantes (benignas) são normais e expressão apenas a nossa diversidade genética.

O exame pode demorar algum tempo até ficar pronto, semanas ou meses, depende do tipo de exame.

O que é o DNA?

DNA é uma molécula que carrega as informações genéticas que estão em todas as células do corpo humano e que são transmitidas dos pais para os filhos. Essas moléculas possuem sequências exatas e se houver alteração em alguma sequência (mutação) específica, existe a possibilidade do desenvolvimento de doenças genéticas.

O que é teste genético?

O teste genético é um exame laboratorial realizado a partir de sangue do paciente , com o objetivo de analisar o DNA do indivíduo e buscar alterações (mutações) que possam ser a causa da doença (doença monogênica) ou estar contribuindo para o desenvolvimento de doenças complexas (de múltiplas causas) cardíaca, neurológica, hematológica, oncológica