Quem somos?
Conheça a Rede Genoma do Nordeste
A REDE Genoma do Nordeste é um projeto desenvolvido por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de fortalecer a saúde pública no Nordeste do Brasil. O projeto visa aprimorar a capacidade de diagnóstico e controle de doenças genéticas, crônicas e infecciosas por meio do sequenciamento e diagnóstico genético.
Dessa forma, o projeto REDE Genoma do Nordeste foi criado considerando três pilares (missão):


2. Incentivar a colaboração entre as unidades de saúde assistências e a Fiocruz-PE, na construção de banco de dados da história natural da doença com dado genético, e divulgação do conhecimento gerado

3. Estar comprometido na formação de recursos humanos, contribuindo na formação de profissionais capacitados em desenvolvimento de algoritmos de análise, importante ferramenta computacional na medicina atual e futuro
Com esse propósito, agregamos competências na Fiocruz-PE nas áreas de imunogenética, sequenciamento de nova geração e bioinformática para formatar uma plataforma de diagnóstico baseada em sequenciamento de nova geração e oferecer esse serviço de maneira ampla para o SUS.
Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz/PE

Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco – Foto: Reprodução/Fiocruz PE
“Nossa missão é de contribuir para a redução de iniquidades e melhoria das condições sociossanitárias da população, particularmente na região nordeste brasileira, mediante geração de evidências científicas e tecnológicas indutoras de políticas de saúde e de ciência e tecnologia em saúde e de ações integradas de pesquisa, ensino, serviços e cooperação técnica”
A Fiocruz tem se destacado em diversas frentes nos últimos anos, como no enfrentamento da epidemia do Zika vírus e da pandemia de Covid-19.
O protagonismo do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) ficou evidente quando o primeiro caso de Zika em Pernambuco foi identificado em 2015 e posteriormente com os primeiros diagnósticos de microcefalia e outras alterações congênitas em recém-nascidos.
No período da pandemia do Covid-19, por meio da Rede Genômica Fiocruz, especialistas se empenharam em gerar dados mais robustos sobre o comportamento do vírus e contribuir para um melhor preparo do país no enfrentamento da pandemia em termos de diagnóstico mais precisos e vacinas eficazes.
Agora, através da Rede Genoma do Nordeste, busca-se melhorar a infraestrutura de sequenciamento genético, construção de bancos de dados genéticos e formar recursos humanos qualificados no Nordeste.
Nossos objetivos:
- Avaliação da eficácia de ferramenta molecular (painel multiplex) e bioinformática (algoritmo de análise das sequencias de nucleotídeos) para diagnóstico genético
- Buscamos averiguar a confirmação de variantes patogênicas associadas às doenças, o esclarecimento sobre a prevalência da doença, a herança e o espectro da doença nos familiares exposto e não-afetados.
- Estruturar uma plataforma de diagnóstico de doenças raras para usuários do SUS na Fiocruz de Pernambuco
- Consolidar a Rede Genoma do Nordeste na região