Quem somos?

Conheça a Rede Genoma do Nordeste

A REDE Genoma do Nordeste é um projeto desenvolvido por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de fortalecer a saúde pública no Nordeste do Brasil. O projeto visa aprimorar a capacidade de diagnóstico e controle de doenças genéticas, crônicas e infecciosas por meio do sequenciamento e diagnóstico genético.

Dessa forma, o projeto REDE Genoma do Nordeste foi criado considerando três pilares (missão):

1. Melhorar a infraestrutura de sequenciamento da FIOCRUZ, de apoio a realização de exames especiais, de alta complexidade, para definição de variantes genéticas associadas ao desenvolvimento de doenças genéticas, crônico-degenerativas e infecciosas em usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

2. Incentivar a colaboração entre as unidades de saúde assistências e a Fiocruz-PE, na construção de banco de dados da história natural da doença com dado genético, e divulgação do conhecimento gerado

3. Estar comprometido na formação de recursos humanos, contribuindo na formação de profissionais capacitados em desenvolvimento de algoritmos de análise, importante ferramenta computacional na medicina atual e futuro

Com esse propósito, agregamos competências na Fiocruz-PE nas áreas de imunogenética, sequenciamento de nova geração e bioinformática para formatar uma plataforma de diagnóstico baseada em sequenciamento de nova geração e oferecer esse serviço de maneira ampla para o SUS.

Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz/PE

Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco – Foto: Reprodução/Fiocruz PE

“Nossa missão é de contribuir para a redução de iniquidades e melhoria das condições sociossanitárias da população, particularmente na região nordeste brasileira, mediante geração de evidências científicas e tecnológicas indutoras de políticas de saúde e de ciência e tecnologia em saúde e de ações integradas de pesquisa, ensino, serviços e cooperação técnica”

A Fiocruz tem se destacado em diversas frentes nos últimos anos, como no enfrentamento da epidemia do Zika vírus e da pandemia de Covid-19. 

O protagonismo do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) ficou evidente quando o primeiro caso de Zika em Pernambuco foi identificado em 2015 e posteriormente com os primeiros diagnósticos de microcefalia e outras alterações congênitas em recém-nascidos.

No período da pandemia do Covid-19, por meio da Rede Genômica Fiocruz, especialistas se empenharam em gerar dados mais robustos sobre o comportamento do vírus e contribuir para um melhor preparo do país no enfrentamento da pandemia em termos de diagnóstico mais precisos e vacinas eficazes.

Agora, através da Rede Genoma do Nordeste, busca-se melhorar a infraestrutura de sequenciamento genético, construção de bancos de dados genéticos e formar recursos humanos qualificados no Nordeste.

Nossos objetivos:

plugins premium WordPress
Rolar para cima

O que é o Câncer?

Câncer é um tumor com crescimento descontrolado e invasivo. Ou seja, todo câncer é um tumor, mas nem todo tumor é um câncer.

O que é o Tumor?

Tumor se refere a uma “massa” de crescimento anormal em parte do corpo. Compreende-se isso como algo maligno ou benigno.

Por que eu deveria considerar o teste genético para meu filho(a) ou para mim?

As doenças raras genéticas são herdadas dos pais para os filhos. Algumas alterações são herdadas apenas de um dos pais (doenças dominantes) e outras precisam ser herdadas de ambos pais (doenças recessivas). Assim, é importantíssimo saber como a hereditariedade contribui para a ocorrência das doenças em investigação e o risco de recorrência destas doenças em outros filhos.

Como acontece o diagnóstico de doenças genéticas?

O exame genético é solicitado por algum médico ou aconselhador genético. Os testes são feitos a partir do sangue (igual os de exames de rotina) e a amostra é enviada para o laboratório qualificado.

O teste genético tem sido solicitado para confirmar erros genéticos para doenças raras que já tem tratamento medicamentoso ou de cuidado com foco na qualidade de vida. Mas, a solicitação do teste tem crescido para doenças recorrentes em famílias ou sob investigação científicas.

O exame é realizado através do sequenciamento do DNA, com a técnica de sequenciamento de nova geração (NGS), que é capaz de analisar com precisão e exatidão as sequências e identificar alterações (mutações), se houver.

A interpretação das variantes geneticas (alteracões DNA) leva em consideração os sintomas (fenotipos) que os pacientes apresentam e o conhecimento já estabelecido, pois nem toda variante encontrada está associada a doenças (patogênica). Algumas variantes (benignas) são normais e expressão apenas a nossa diversidade genética.

O exame pode demorar algum tempo até ficar pronto, semanas ou meses, depende do tipo de exame.

O que é o DNA?

DNA é uma molécula que carrega as informações genéticas que estão em todas as células do corpo humano e que são transmitidas dos pais para os filhos. Essas moléculas possuem sequências exatas e se houver alteração em alguma sequência (mutação) específica, existe a possibilidade do desenvolvimento de doenças genéticas.

O que é teste genético?

O teste genético é um exame laboratorial realizado a partir de sangue do paciente , com o objetivo de analisar o DNA do indivíduo e buscar alterações (mutações) que possam ser a causa da doença (doença monogênica) ou estar contribuindo para o desenvolvimento de doenças complexas (de múltiplas causas) cardíaca, neurológica, hematológica, oncológica